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Na maioria das empresas o "contas a receber" da atividade comercial representam até 30-40% do total do balanço. O não pagamento expressivo dos devedores pode provocar um grande impacto nos resultados anuais, distorcer o balanço e às vezes até ameaçar a própria sobrevivência da empresa. O seguro de crédito proporciona proteção à empresa garantindo o recebimento das vendas a prazo nos casos de mora, falência e recuperação judicial, pois o mercado é muito dinâmico e os clientes das empresas podem sofrer mudanças no seu risco de crédito rapidamente, independente do histórico positivo do passado. Mais de 120.000 empresas no mundo o utilizam, no Brasil o produto é relativamente novo. É possível garantir até 90 % do valor das vendas (NF bruta com impostos inclusos). A empresa que utiliza esse seguro consegue reduzir muito seus custos com área de crédito e cobrança e, na área judicial, com o contencioso. Perante a comunidade bancária, a empresa passa a ter uma imagem melhor por demonstrar que se preocupa com o recebimento de suas vendas a prazo, podendo, inclusive, obter taxas de financiamento diferenciadas. O custo varia entre 0,4 e 1,00 % ao ano sobre as vendas anuais, dependendo das perdas históricas. Mas o custo médio é de 0,5 % e pode ser embutido no preço das vendas. 

As coberturas podem abranger tanto o mercado nacional como internacional (exportação).